Como Montar um Kit de Pincéis de Maquilhagem/ How to assemble a Make-Up Brush Kit


Neste post pretendo mostrar como comprar os primeiros pincéis de maquilhagem para que possamos ter um kit básico de olhos e rosto. Sei que pelo menos uma leitora minha precisa de ajuda em relação a montar um kit de pincéis, e assim divulgo publicamente as minhas humildes dicas.. Já sabem, não sou profissional e a minha opinião vale o que vale...

Primeiro de tudo, é mesmo essencial comprar pincéis de maquilhagem? Pois, gostam de maquilhar-se bem e querem fazê-lo melhor? Então a resposta é SIM, eu notei bastantes diferenças quando evoluí das esponjinhas para os pincéis...

Depois, o kit de pincéis vai variar conforme o orçamento que têm, como é óbvio. Ganharam o euromilhões ou têm uma quantia alta de dinheiro para gastar nestes itens (por volta de uns 200 euros, e isso só compra uns 5 ou 6)? Vão à MAC, pronto!

Querem pincéis com qualidade similar à MAC, mas mais baratos? Se conseguirem comprar online, tentem os da Sigma MakeUp. Eu tenho o kit completo de 12 pincéis e aconselho, não precisam de mais nada! Para uma opção mais barata, o kit de viagem também tem os pincéis fundamentais para uma maquilhagem completa (olhos e rosto).

Mas, se ainda querem gastar menos dinheiro, aconselho a Coastal Scents. Uma variedade imensa de pincéis, agora o problema é escolher os melhores, mas tentarei ajudar pois tenho alguns.

Vamos por partes:

- Para os olhos -

Os pincéis fundamentais, na minha opinião, são 4 (são muitos? desculpem :s)

1 - Pincel de aplicar sombra - como este ---> auto-explicativo, um pincel firme que possa aplicar quantidade de sombra suficiente na pálpebra sem varrê-la

2 - Pincel de esfumar - como este ---> para esfumar as margens da zona onde aplicamos a cor, ou nas zonas onde duas ou mais cores se encontram, de modo a fazer uma passagem suave entre elas. É, por norma, um pincel fofo e com um domo redondo.

3 - Pincel de delinear biselado - como este ---> para fazer um risco de delineado com eyeliner ou sombra (pincel húmido + sombra = delineado razoável). Poderia ainda ser um destes, mas para iniciantes aconselho os biselados porque terão mais controlo sobre o risco, principalmente se for um puxado para fora do olho, tipo "Cat Eye". Ah, também pode ser usado para preencher as sobrancelhas!

4 - Pincel de côncavo - como este ---> marca o côncavo (zona que marca o final do globo ocular e o osso abaixo da sobrancelha) e ainda deposita sombra na linha das pestanas inferiores. Pode ser com a ponta mais arredondada (ex., o 219 da Sigma) ou mais pontudo, assim como este

- Para o rosto -

Aqui vai depender se usam base líquida, base mineral ou outra em pó. Uns 2-3 pincéis, vai depender:

1 - Para base líquida - se só conseguirem comprar um, comprem um destes (duo fiber) e dá para base, blush e até pó.Se conseguirem comprar dois, aconselho para além do duo fiber mais um deste género

2 - Para base mineral, dizem que um destes ou um kabuki destes é melhor, mas como não uso, não consigo aconselhar melhor, desculpem!

3 - Para quem usa base em pó, o ideal é um pincel de rosto relativamente grande como este. Se estiverem num momento de orçamento apertado, podem até comprar um médio, que pode servir para aplicar perfeitamente a base em pó e o blush, assim como este.

4 - Para o blush, eu gosto bastante dos angulados, marcam muito bem a zona onde se deve aplicá-lo, e ainda dá para fazer contorno do rosto, para afiná-lo. Lá está, o ideal era mesmo usar um especifico só para blush, para não aplicarmos pigmento do blush no resto do rosto ao usar o mesmo pincel para base e blush, e vice-versa. Mas é com vocês, claro :)

5 - Para correctivo? Nada melhor que o nosso dedinho... aquece o produto, o que se torna mais fácil de espalhar. Usem o dedo anelar e apliquem com pancadinhas em vez de esfregar.

Espero que as dicas tenham sido úteis, se tiverem perguntas mais concretas, o que eu souber, respondo! Para complementar este post, o próximo vai ser a resenha de alguns pincéis Coastal Scents que possuo, alguns que podem fazer parte do kit de principiante, e outros que são mais específicos para outro tipo de trabalho...fiquem à espera!

Beijinhos!

In this post i want to talk about assemble a beginner make up brush kit. I know at least one reader has some doubts in this question, and so i'll show to all of you my humble tips. You know, i'm not really a professional artist, this is only my two cents about the issue...

First of all, do you really ned to buy make up brushes? Well, do tou like to do good make looks and want to learn more about it? If you answered yes, of course you need, i improved so much evolving from make up sponges do real brushes.

Your make up brush kit will depend of how much money do you have to spend on, obviously. Did you win the lottery or have real big money to spend on this itens (i would say around 200 euros for what, 5 ou 6 brushes?). Go to MAC, period.

Do you want MAC-comparable brushes, but cheaper? If you can, try Sigma MakeUp. I have the black complete kit, and are really worth it, you won't need more. For even cheaper, try the travel kit, less brushes but still enough for a complete make up (face and eyes).

But, if you want to spend even less, try Coastal Scents brushes. They have plenty of them, the problem is to choose wich ones are better but i'll try to help because i own some of them.

So, let's begin...

- For the eyes -

I would recommend buying 4 of them

1 - A Stiff Shadow brush -like this one ---> to pack on some colour on the lid, without sweeping it

2 - Blending brush - like this one --->to blend the edges of the area where we applied make up and harsh lines. Normally it's a very soft and round brush

3 - Angled liner brush - like this one ---> line the eyes with eyeliner or eyeshadow (wet brush + eyeshadow = good liner). It could be one of this, but for begginers i would recommend the angled one, it's better for learning how to make a perfect line or a cat eye shape. Oh, you can use this brush to fill in your eyebrows

4 - Crease brush - like this one ---> great for shaping the crease area (where the eye ball and the browbone meet) and it's a good brush for applying eyeshadow on the lower lashline. It can be more rounded or like a pencil shape brush, like this one

- For the face -

It depends if you use liquid, creamy or powder/mineral foundation. Around 2-3 brushes, it depends:

1 - For liquid foundation - if you can afford only one brush, i would recommend getting a duo fiber, it's perfectly usefull for foundation, blush and even powder foundation or setting powder. If you can afford two, i recommend besides the duo fiber, this one

2 - For mineral foundation, people say that this one ou a kabuki brush like this one it's better, but i don't use this kind of foundation, so i cannot give my personal opinion, sorry!

3 - For powder foundation, it would be great if you'd have one bigger like this. If you cannot afford that many face brushes, i would recommend getting a medium size brush, so you'd apply the foundation and the blush with the same one

4 - For blush, i like the angled one, like this one, they apply exactly in the area where you need, and you could use one of this also for countoring. It would be better if you have one brush specific for blush, you don't want to mix foundation and blush pigments. But it's up to you, of course, only if you afford it... ;)

5 - For concealer? Use your fingers..the product will melt and blend so much better on the skin.Use your ring finger and padding motion, not scrubbing movements, please!

I hope my tips are usefull to assemble your first make up brush kit, if you have any specific questions please use the comment section below, i'll try to help. Next posting, i'll be reviewing some Coastal Scents brushes i have, some can be purchased for you kit, others are specific for different make up skills...see you on the next post!
Kisses

SuFerreira  – (25 de janeiro de 2010 às 16:59)  

muito bem resumidinho !! :)
eu tb uso os da sigma ... mas sou suspeita de falar da qualidade deles porque conheço a marca desde que era a sigmashopping e foi nessa altura que consegui a parceria la po blog... entretanto terei um sorteio la no blog deles :)

Ana Rita  – (25 de janeiro de 2010 às 17:37)  

Eu quero muito comprar uns pincelinhos da Sigma! Agora vou tentar juntar o dinheiro que ganho pela net (nos inquéritos, sites e assim) para comprar um kit (paí daqui a 2 anos eu compro xD Ahahahah!)

Devagar se vai ao longe =p (isto é se eu não gastar o dinheiro noutra coisa qualquer antes :X)

Beijinhos*

cupcake –   – (25 de janeiro de 2010 às 17:53)  

Olá! gostei muito do post, ando a considerar investir num kit, aconselhas os da sigma ou da coastal ? obrigada

Nadeshda  – (25 de janeiro de 2010 às 18:42)  

Óptimo guia, principalmente para quem se está a iniciar!

Eu pessoalmente comprei um daqueles mega kits de pincéis que se encontram no eBay, por cerca de 25€ com portes vieram 24 pincéis que se portam excepcionalmente bem para o preço, são ultra macios, e não deitam pelos quando os lavo. Sempre é uma alternativa mais barata do que a Coastal Scents, que apesar de ter preços muito bons, tem uns portes um pouco mais puxados :\

Beijinhos

Gatinha  – (25 de janeiro de 2010 às 20:02)  

Post muito útil. Eu quero comprar pincéis novos para os olhos e estava a pensar experimentar os da e.l.f. Já os testaste?
*

Marisa  – (25 de janeiro de 2010 às 20:53)  

Su, mesmo sendo parceira Sigma, tenho a certeza que dás a tua verdadeira opinião e a qualidade dos pincéis é inquestionável..como assim,vais sortear produtos Sigma no teu blog? iupii..

Ana Lu Fragoso, muito obrigada, tentei fazê-lo bem :)

Ana, é um bom investimento e se cuidares deles, duram uma vida...fico a torcer para que juntes o dinheiro :)

Cupcake se queres um kit todo bonitinho e de boa qualidade, aconselho Sigma. Se queres poupar mais, compra coastal que não te arrependes também. Mas eles têm várias linhas de pinceis (uns de cabo castanho, outros pretos, outros rosa) e uns melhores que outros..no meu próximo post vou esmiuçar um pouco mais os pincéis CS, espero que vejas ;)

Nadeshda que bom ouvir que ainda podemos achar pincéis mais baratos, sem descurar a qualidade..vou anotar isso no meu próximo post para que os leitores possam ler...importas-te de me dizer qual é o kit/vendedor do Ebay? E tens razão, os portes CS são um pouco puxados, o truque é encomendar pouco de cada vez e quem sabe juntar uma encomenda com uma amiga ;)

Gatinha, obrigada :)
Já tenho lido coisas muito boas acerca dos pincéis e.l.f mas eu própria ainda não os experimentei.. assim como uns de marca Crown Brushes e Sonia Kashuk, as americanas elogiam muito :)

Beijinhos a todas!

Junkie  – (25 de janeiro de 2010 às 21:08)  

Olá Olá! Vim aqui quebrar o fastio do estudo ;)

Bem, aquele kit de pincéis da Sigma é uma maravilha... Ainda assim, é um investimento significativo, dar tanto dinheiro de uma só vez! É triste, porque a longo prazo acabamos sempre por pagar mais do que se comprássemos kits...

Eu vou-me arranjando com os pincéis da body shop, acho-os muito bons, mas não perfeitos ;) Para tudo o que seja pó (base mineral ou em pó) uso uma kabuki, se calhar ando a fazer asneira, não?

Marisa  – (25 de janeiro de 2010 às 21:25)  

Oi Junkie, faz uma pausa que não faz mal :D
Sim, o kit é uma maravilha mas vamos a ver..12 pincéis por 60 e poucos euros (o que eu paguei na altura..são quê, 5 euros por pincel? É um achado..O que custa é dar tudo de uma vez, tens razão..
Se te sentes confortável com os da The Body Shop, ainda bem, e continua ;). Se andas a fazer asneira em usar o kabuki para tudo o que seja pó? Nada disso, isto não é uma ciência e cada pessoa adapta-se melhor com um pincel para determinada coisa do que outra..Há muita gente que aplica a base em pó e o blush com Kabuki, eu própria uso-o às vezes para esbater o ar de "palhacita" quando abuso no blush.. por isso força!
Beijinhos

Nadeshda  – (25 de janeiro de 2010 às 21:43)  

Olá outra vez :)

Eu comprei deste vendedor: http://myworld.ebay.com/101brush_com/

e o kit que tenho é este: http://cgi.ebay.com/Pro-Q-20pc-makeup-brush-set-Soft-Dense-Goat-FREE-SHIP_W0QQitemZ280281818235QQihZ018QQcategoryZ36412QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem#ht_3020wt_1058

Beijinhos :)

Style&Stuff  – (26 de janeiro de 2010 às 00:00)  

Eu tenho o da Sigma, são pincéis fantásticos... com uma qualidade fantástica! Boa dica para as meninas que estão a pensar começar a coleccionar alguns pincéis!

Kiss*

Mônica  – (26 de janeiro de 2010 às 01:28)  

OI Marisa!!!
Menina, eu amei esse post, pois não tenho quase nadinha de pincéis, o que eu mais sinto falta entre os meus é o fofinho para esfumar e o pincel de base (urgenteeee) mas esses só encontro pela internet, pelas lojas daqui não =(
Muito informativo e útil esse post, adorei mesmo
beijinhos

SuFerreira  – (26 de janeiro de 2010 às 10:21)  

Obrigado marisa .... Sim dou a minha opinião fiel e verdadeira nunca nada é influenciado por me ser dado ... e são maravilhosos...

szofi  – (26 de janeiro de 2010 às 10:22)  

Os pinceis Sigma sao o meu sonho de consumo :p

Marisa  – (26 de janeiro de 2010 às 10:57)  

Nadeshda, obrigada por teres mostrado o link, eu depois adiciono-o no próximo post ;)

Style&Stuff são sim, tb adoro-os!

Mônica pode ser que ajude as meninas que querem comprar pincéis e não sabem por onde começar. Brigada, ainda bem que foi útil ;)

Szofi e que belo sonho de consumo ;)

Beijinhos meninas!

Strawberry  – (26 de janeiro de 2010 às 16:47)  

Incrivel postares sobre isto quando eu passei a noite de ontem à volta da net a ver se encontrava algum kit de pinceis! (sei que já postaste antes, mas só agora tive tempo de visitar os blogs amigos =/ ) Eu vejo que individualmente são bastante caros =/
Olha eu vi uma blosa, com 24 pinceis por 22€. Será que prestam? É que um preço tão baixo faz desconfiar =S ainda por cima agora depois do que falaste aqui! O kit é super completo! Tenho medo é que não preste, que os pelinhos saiam e coisas assim, pois com 22€ conseguia comprar quase 2 pinceis de qualidade. Que achas? Será que vale apena? Acredito mesmo que ter os pinceis indicados melhoram imenso a nossa maquilhagem. O que me aconselhas?
Beijocas =)**

Marisa  – (26 de janeiro de 2010 às 18:42)  

Strawberry então veio mesmo a calhar :)
Essa bolsa, viste online? Se visitares o meu último post, da review dos pincéis coastal scents, vês que tem um link no final com um kit de pincéis do Ebay que são uma boa solução (de acordo com a Nadeshda, sem experiência pessoal da minha parte). É verdade, ter os pincéis adequados melhora muito. Eu comprei para uma amiga um conjunto de pincéis CS (os tais 4 de olhos que recomendo) e foi uma boa compra..ficou uns 9 euros os 4 pincéis+portes.. Não achei excessivamente caro.
Beijinhos

♥ Guida  – (26 de janeiro de 2010 às 20:04)  

Óptimo post! Eu tenho vindo a montar o meu kit com pincéis de papelaria e tenho a dizer que são baratos e muito melhores do que alguns que andam por aí vindos de Sephoras e afins ;)

Eu, gastar muuuito dinheiro em pincéis? Nah. Talvez compre um kit no Ebay, um dia, de cabo cor de rosa ou coisa do género :P Até tenho ouvido falar bem deles!


Beijinho

Marisa  – (26 de janeiro de 2010 às 20:49)  

Guida, pois é graças a ti já sabia que os pincéis de pintura tb servem para maquilhagem (e faz todo o sentido). Guida no post a seguir a este tenho um link, que a Nadeshda partilhou (está algures aqui nos comentários também) com um kit desses que falas, e ela diz que são bons :)
Beijinhos!

Enviar um comentário

Ocorreu um erro neste dispositivo

Blog Archive

VISITORS

Etiquetas